quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Febre

Está doentinha a menina!!! beijinho, beijinho!!
Quem precisa de dormir?? a mãe??! Não!! dorme ela de dia e canta o fado de noite...!, falta à escola, o sonho de qualquer mau aluno!!!
Mas agora pode!, está doentinha, os olhimhos pisados, rouca, moncosa, tudo a que se tem direito, isto não é cá só crises...

A reportagem passou novamente no fim de semana, infelizmente não vi, mas entraram em contacto comigo alguns pais, que partilham histórias de vida semelhantes e acima de tudo, um positivismo e esperança que a epilepsia, esse monstro, pode melhorar.
Confesso, que há dias em que já não acredito muito e penso no futuro, como vai ser quando ela estiver enorme como eu, como vou conseguir apoia-la... mas o ano novo está a chegar e com ele pode ser que venha uma lua de mel...entretanto vamos tentando trabalhar e brincar o mais possivel, conforme ela deixa e quer. Uma coisa que aprendi recentemente com a terapeuta ocupacional e que realmente eu não fazia, é concluir a tarefa, mesmo quando ela não quer,, resmunga, deita-se, boicota!! mas fazê-la entender que a tarefa é para ser concluída e não quando ela quer!
Outra, vamos iniciar a comunicação alternativa, com simbolos! Eu não usava, perguntava e mediante o vocalização realizava a acção, para mim realmente é fácil ( mas às vezes engana-me), mas para quem está a trabalhar com ela precisa de uma resposta mais concreta, dar significado ao som ou ao olhar. Assim ficam algumas dicas:
fazer a pergunta, mostrar duas alternativas e a direcção do olhar, o primeiro olhar é considerado a resposta!
simbolos fáceis, colocá-los ao alcance dela, por exemplo, quando é para ir à casa de banho, mostrar-lho e ter o respectivo simbolo colado na parede do aposento para que ela o possa ver.

Mais tarde eu coloco fotografia dos simbolos que estou a usar com ela, na realidade ainda só os tenho prontinhos para ela usar, entretanto adoeceu, boicotou tudo!!!!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário