quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Mês das raras

 Decidi falar um pouco sobre as manhas cá de casa. As adaptações que se foram fazendo no percurso da vida, para facilitar a VIDA da minha ranheta. Não consigo partilhar aqui o vídeo, longo😅, mas deixo o link.

 Primeiro falei sobre as adaptações derivado às crises e o que provocam as mesmas na minha filha. Farei videos sobre alguns temas importantes e se alguém tiver algo a perguntar estarei disponível.🌸


Algumas estratégias de cuidado


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

O caminho da vida

 O caminho da vida


Terapia da fala não se limita a fonologia, semântica, articulação, correção de prosódias, ou recuperar e aperfeiçoar o que se perde ou se conquista.

Sabiam que só se deve escovar um lado da boca de cada vez e sem cruzar a linha média?? Eu aprendi com a Tânia! Assim como a ativar os músculos faciais primeiro com suavidade e a seguir com áspero. A comunicação é muito mais que oralidade! Existem gestos, pictogramas, movimentos repetidos aos quais atribuímos significado e viram lei.

Com a Nikita veio a estimulação com o piripiri limão, jogatina online, a massagem com uma série de apetrechos que eu hoje reconheço do ioga facial!!

Tudo faz sentido, tudo está interligado ainda que com nomenclaturas diferentes!

Hoje, deixo a massagem facial que habitualmente faço em nós!

Porque  a mastigação é deficiente, a fala sussurrada pela dor. Como tal, o rosto não tem o músculo desenvolvido como o daquele que sou o eu.

Fica um rosto mais flácido, caído, uma respiração primordialmente bucal... Até influencia a forma do palato e das narinas!!

 Tanto que se lhe diga!


Que seja útil para alguém o nosso caminho como o foi de alguém para nós!


É ao partilhar que aprendemos uns com os outros


Mãeterapia 🌸




Desuso aprendido

 Desuso aprendido

 A mobilidade é cada vez mais difícil para a minha margarida. É um facto da sua vida.

Não me interessei muito ainda sobre reflexologia, ter os órgãos representados nos pés, é ainda muito avançado para mim 😅 mas enquanto massajava o pé  esquerdo perto do calcanhar , tentava lembrar-me qual a parte representava ....

Mas , por agora, fico-me pelo que vou estudando com mais afinco.

É preciso lembrar ao cérebro da rapariga que ainda tem pés e dedos e sensores e vontade própria. É preciso carga e impacto, peso, pressão, textura, contraste, frio, calor... Tudo o que esteja à disposição de ativar a memória.

Sabemos que o cérebro é preguiçoso ainda que eficientíssimo, que se o corpo não usa algo, interpreta como sendo desnecessário e coloca para o lado. Desuso aprendido. 


Mãeterapia 🌸 

 




domingo, 2 de fevereiro de 2025

Cenas do dia a dia

 



Mãeterapia 🌸

 Segundo as minhas últimas interpretações e acrescentando à gaveta da memória,associando com o que lá está, escreveria assim:

Fáscia envolve todo o nosso ser, inclusive o que vai na alma. O tal emaranhado que mantém o nosso corpo com forma definida, envolve inclusive os nossos músculos e a nossa propriocepção. Ela, à conta da tal memória retrai-se ou deixa-me expandir se sentir confiança e lentidão no movimento . Gosta de ritmo, de texturas e pressão sem dor. Não basta tocar, esticar  e continuar. É preciso, tocar, sentir, aquecer , pressionar ao gentilmente, até ela ceder e reconhecer que está tudo bem no novo estado. Mais alongar vai no deslizar, como as nossas placas tectônicas, em harmonia para não causar terramotos . No mínimo 1 a 2 minutos e se for em movimento seria o topo do bolo, do alinhamento, da diminuição da dor crônica, ou pelo menos, até à próxima convulsão que é já a seguir.