segunda-feira, 30 de maio de 2011

Liga NAcional de Solidariedade aos carenciados

O blog e a recolha das tampinhas trouxeram até nós esta instituição de solidariedade social. Quando entraram em contacto connosco eu pensei será justo?deve haver concerteza quem precise muito mais... mas depois de reflectir e não foi preciso muito:
_ tens dinheiro para comprar a cadeira da Margarida?
_ Não
_ tens dinheiro para comprar o andarilho?
_ Não
_ Tens dinheiro para comprar estes materiais ortopédicos que ajudariam na qualidade de vida da tua filha?
_ NÃO!!
Então só posso aceitar com bom agrado e AGRADECER! Tentar  ajudar esta instituição no futuro!!

A recolha das tampinhas também não pode ser abandonada, pois esta ajuda é preciosa mas não podemos esquecer que crianças como a minha ranheta vão precisar de materiais para toda a vida e espero que seja longa!

cadeiras de banho, cadeiras sanitárias, standing frames, cadeiras de rua, cadeiras de conforto, posicionadores,... uma infindável lista de materiais que pais conhecem e não são capazes de dar resposta. A Margarida tem alguma mobilidade de tronco mas muitas crianças não, infelizmente. Por isso, se algum dia instituições como esta vos baterem à porta  aceitem porque AINDA EXISTEM PESSOAS ASSIM! COM VONTADE DE AJUDAR SEM PEDIR NADA EM TROCA!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cronópios e famas: À atenção de um pedido

Cronópios e famas: À atenção de um pedido: " Eles pediram-me para fazer um texto, e que o dedicasse a alguém. Mas não sei o que hei-de escrever. Estou com falta de ideias, sem inspi..."

sábado, 21 de maio de 2011

Ando sempre à procura de materiais que possam ajudar a captar a atenção da Margarida, ela olha e vê os objectos, mas não lhe interessam... não se pode dizer que não os vê, porque ela vê-os muito bem mas não quer saber. Também não se pode dizer que não liga porque está no mundinho dela porque nota-se perfeitamente pelo olhar. Simplesmente não quer saber!!! Era tropiar-lhe!!! tantos meninos a querer brincar esta ranhosa anda metida a importante....
anda lá!! a mana ajuda...


és mesmo safada!!



É uma massa moldável toda areosa! texturada!!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

a mãe

Às vezes até me esqueço da Sónia, sim o meu nome... aos 20 fui a mãe da João, aos 27 sou a mãe da Margarida, e a palavra que mais ouço diariamente é mãe. Os técnicos de reabilitação, os auxiliares, os médicos, todos nos chamam por mãe! Às veze sai-me até ao pai qualquer coisa assim:_ traz cá um gelado À MÂE! isto é de doidos!! Só me falta o anda lá que és bonito!!!

A menina Margarida anda com o sistema neurológico a mil! O sono está novamente alterado, não pela medicação porque não houve alteração, provavelmente derivado ao quadro completo! Enquanto andou doente, não teve crises, agora recomeçaram, até dá vontade de a constipar..... não, tadinha! Agora está a chegar o verão, as coisa vão melhorar, nem que seja pelo simples facto de eu estar a ficar enorme, não gorda, somente enorme....lá está, aos 33 vou ser a mãe de.....! depois eu conto.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

sábado, 14 de maio de 2011

nem sei

Realmente há cada coisa....
Domingo passado a Margarida esteve bastante criseira e desde esse dia constipou-se ( este ano tem sido algo frequente) nada de grave, uma noite de febre, os dias de tossse e muita ranhoca, mas o que é íncrivel é que esteve precisamente até hoje sem crises, nem grandes nem pequenas. Hoje já esteve bem melhor e porconseguinte recomeço a rotina criseira!Tristeza... como se explica o sucedido??

Há coisas que nem vale a pena pensar muito nelas... A dieta está praticamente desmamada, só falta a introdução do açúcar que vou adiando, li por aí algures que a epilepsia e açúcar não combinam muito bem, por isso e até fazer uma das grandes, continua com o adoçante!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

terça-feira, 10 de maio de 2011

Recolha de tampas

A Margarida ainda  não teve a sorte de lhe ser atribuído qualquer material pela segurança social, daí o inicio da recolha das tampinhas, infelizmente os materiais são bastante caros e por mais que se queira um vencimento não estica assim tanto...quando a deficiência abrange o nível motor mais materiais são necessários, desde cadeira de rua, auto, standing, a bicicleta adaptada, andarilho.... sonhos que os pais têm!!!! para tornar-lhes a vida mais praserosa---enfim!
A aderência por parte das escolas, e amigos tem sido uma grande ajuda, não esquecendo no Porto de onde também vêm bastantes garrafões! Obrigada a todos que têm a paciência de juntar tampinhas! Continuem !!!!

A menina João ontem também chegou a casa com a novidade que pôs o colégio dela a recolher, estava-lhe a meter confusão ver tampas no chão! Hoje quando fui ao colégio lá me gabaram a filha, que é um doce de menina e sempre pronta a ajudar e que agora pôs a escola em missão!
Por onde ela passa faz ver a deficiência com a naturalidade que se deve ter e assim vai inserindo valores na mentalidade de outros, pois por mais que se saiba que a DEFICIÊNCIA exista, são coisas que acontecem aos filhos dos outros, até que nos bate à porta e tem que ser bem recebida pois ninguém a escolha e quem a tem já sofre que chegue!

Aos olhos da maioria a ranheta é a mais deficiente, não anda, não fala, mas eu agradeço sempre ao meu Anjo da Guarda pela sorte que eu tive, pois apesar destes handicaps ( a maldita epilepsia é o que me chateia), o mundo que eu conheço hoje em dia, mostra-me o pior que há:_ sondas, botões gástrico, problemas respiratórios, epilepsias...eu vejo isto tudo junto e é tão  assustador!! mas em contrapartida     mostra  a força do sorriso, o calor do abraço e o beijo, o beijo babado é do melhor!
Não é preciso ter pena nem da Margarida nem dos meninos que lidam assim com o seu dia a dia, o importante é saber respeitar e deixar de lado os olhares de esguelha e o cochicho, porque nós pais, pelo menos eu, prefiro que olhem de frente, perguntem o que há para perguntar e assunto resolvido. Deixem é a conversa dos coitadinhos em casa porque podem correr o risco de respostas tortas! e é natural esclarecer sobre a doença pois quanto mais se fala mais se conhece.

sábado, 7 de maio de 2011

outro provérbio

Acreditar é meio caminho andado.



Estavam duas crianças a brincar num lago congelado até que uma caí e depressa fica tapada pelo gelo. O outro menino a ver o seu amigo afogar-se debaixo do gelo, pega numa pedra e com toda a sua força começou a bater no intuito de o partir e conseguiu. As suas pequenas mãos sangravam, doíam mas salvou o seu amjgo!.
Quando chegou ajuda , muito admirados questionavam como era possível uma criança tão pequena ter tanta força. Alguém se apressou com a resposta:

_ não estava aqui ninguém que lhe dissesse que não era capaz!!

desmame da dieta

Ainda não foi desta que a dieta resultou a tempo inteiro, também foi desta que resultou mais tempo, quem sabe para a próxima!!!

Esta semana foi fazer uma ecografia e estava tudo bem com os órgão, a pequena não tem tido efeitos colaterais maiores, com a medicação, nem com a dieta, provavelmente por as dosagens não serem muito grandes, lembrando a sensibilidade dela à medicação!
Na consulta de neurologia chegou-se ao consenso de que a dieta não está a resultar, mas não vamos desistir dela por completo, desmama-se e recomeça-se quem sabe torna a funcionar?! daqui a 15 dias logo se vê!

Tenho vontade de desmamar  é tudo, ao menos deixa de haver sono, insónia, mau estar, irritabilidade, somente crises, já que as há de qualquer maneira!!! O meu receio é o estado de mal epilético.... ugh, temos tido sorte!

segunda-feira, 2 de maio de 2011


Já mas já mesmo há bastante tempo que não tinha um dia tão preenchido, apesar de termos ambas  umas miseráveis três horas esta noite, decidi que não a ía deixar dormir durante o dia. Assim de manhã foi até à escola, não chamaram por mim, logo, portou-se bem, de tarde, foi o meu orgulho,,, está uma mulherzinha a minha pequena filha
quem a vê aqui tão bem sentadinha!!! fica mesmo bem!
O resto das terapias também correram bem e não conto mais nada pois já não interessa... o que importa é que hoje foi às terapias todas, uma raridade.

Custa-me é a entender são os cortes que estão haver na segurança social, a hidro, a equitação,terapias tão importantes para a harmonia do desenvolvimento, o evitar de deformidades corporais, a oportunidade de ajudar atempadamente e insistentemente.... tudo retirado à famosa intervenção precoce! É preciso ter noção dos actos... tanta estrada começada que não leva a lado nenhum e são sempre os mais " fracos" que levam por tabela. Um dia, os pais de PORTUGAL, vão bater o pé, deviam bater o pé, afinal pais é o que mais há, ninguém assim intitulado é indiferente

nunca é tarde

Fazer parte de grupos de apoio nem que seja on-line ajuda! verdade que as crianças são todas diferentes, a doença pode ser comum mas o ambiente familiar, as pessoas que a rodeiam, as esttratégias aplicadas, a voz e o abraço levam a percursos diferentes, logo faz bem bem ouvir e partilhar os sucessos e os fracasso, assim, está-se sempre apta a aprender.
Eu ainda não tinha visto em lado nenhum crises como as da margarida, mas foi publicado um video em que uma garota faz precisamente o mesmo grito, o mesmo estrebuchar e os espasmos em salva para completar, essa garota na altura do video tinha 4 anos, fazia 2 vezes por semana... quero eu dizer com isto, que nada está perdido, a Margarida faz 2 vezes por dia, com sorte, ainda pode chegar longe, a outra menina anda num andarilho, após controlar essas ditas crises.... logo a ranheta também pode vir a fazer mais um passinho para ajudar a sua mãe gravidona!!!!!
A sério, temos muitos anos pela frente, nunca é tarde para tentar coisas novas, e eu acredito tanto que ainda é possivel a autonomia, com marcha incluida e sons caracteristicos, que vamos conseguir! A sorte de ter técnicos com vontade de fazer a diferença também ajuda muito e paciência, muita paciÊncia para não deseperar quando as coisas sismam em não se compor!!