terça-feira, 26 de julho de 2011

impossivel não partilhar

acabadinho de ler....




Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.

Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:

- Pronto, agora vai sarar!
E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...

Talvez os atletas fossem deficientes mentais...
Mas com certeza, não eram deficientes espirituais...
"Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos..."

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso".

sábado, 16 de julho de 2011

resultado

Após pedir informações e divulgar o blog para saber da experiência de outros epliéticos sobre o felbamato a conclusão é unânime... em Portugal não é muito usada, ainda bem, o que significa que as  crises vão sendo controladas pelos restantes antipilépticos e nas meninas portadoras da mesma síndrome, no estrangeiro, também não correu bem. Uma grande percentagem optou por estar sem medicação também, pelos vistos não devo ser a única maluca,outras têm o estimulador e o sabril tem bastante bons resultados,... infelizmente não é o nosso caso!
Deixamos para a nossa doutora resolver visto termos total confiança nela.



Passo seguinte:
saiu mais um dente da ranheta e  está completamente desmedicada!! Somente B6 e está muito bem, mantém a crise diária, uma!!! e os olhos têm outro brilho.

    
antes crise              
    

Após crise      
 
na ida à praia hoje!!

mesmo assim ainda deu para isto:


Para concluir o percurso não há como umas boas carrachilas!!!! upa pai!




segunda-feira, 11 de julho de 2011

uma ajudinha p.f

O blog é seguido ou lido por bastantes pessoas, no entanto não é muito comentado, talvez por ser um blog pessoal, sei lá. Devem ser leitores como eu, gostam somente de ler para saber se está tudo bem!
 Hoje venho pedir a quem o lê e que tenha membros epilepticos tais como a minha ranheta, que me digam, quem já tiver experimentado  o felbamato, medicação usualmente administrada nas sindromes de Lennox Gastaut. É medicação que ainda não experimentou e que temos vindo a adiar, e a qual me deixa um pouco apreensiva pelos efeitos colaterais pelo menos indciados na bula! Já falamos nela tantas vezes nas consultas...
Teóricamente seria o salvador para travar o monstro epilético no entanto, após tanta leitura, tenho realmente receio dos efeitos colaterais. Por outro lado, a menina reage sempre ao contrário o que me deixa mais tranquila por que nunca acontece o esperado!! Mas....
Assim sendo, quem já tenha experiÊncia sobre este, por favor diga-.me a sua opinião.

sonia

domingo, 3 de julho de 2011

Pais em Rede- dias 3 e 4

As actividades continuaram e a Margarida, por incrível que pareça, conseguiu ir a todas, sem fazer asneiras ao pé dos outros meninos. Muito bem ranhoquinha!
Dia 3_ novamente piscina, desta vez muito sonolenta mas lá fomos, nadar contra a maré, a ver se arrebitava.

  



 DIA 4

Último dia_ picnic e largarda de pombos

A mãe fez um bolo de cenoura com canela e lá fomos nós para a despedida




Assim acabaram, para já, a actividades do núcleo de pais em rede de vila real, para estas férias. Devagarinho, pode ser que se torne num núcleo coeso e firme!




Pronto, apesar destas actividades todas, a hipotonia da menina está muito acentuada, sempre cheia de sono, com preguiça de assumir qualquer outra posição, sentada ou pé!
Preocupada, lá fomos à consulta para ver o que se pode fazer. A neurologista achou-a magrinha,  ( a ranheta vomita tudo quando faz a crise), apesar de manter o peso, a massa muscular é que está a  desparecer... tanta preguiça!! Só está com o tranxene, que nem antipiléptico é, mas nela resulta nas quedas de cabeça, só pode ser daí, visto ser uma benzodiazepina, mas que até então, conjugado com outro antipiléptico, alterava-lhe o sono!
Ela é mesmo atipica!!!!
Bem, temos 15 dias para ver se é daí, mais a vitamina B6 e centrum! Vamos ver se desperta! OXALÁ!
Tem que haver sempre qualquer coisa!