Passou um mês e continua tudo na mesma, as crises não dão tréguas, o sono continua abananado...íncrivel, de à dois anos para cá o sono tornou-se um pesadelo!!! Nas noites em que não consegue dormir o dia torna-se um bomba andante à espera da explosão!
Neste mês foi fazer a avaliação ao CRTIC Mirandela, sendo os materiais optados um monitor táctil, um big red, e os programas abracadabra e caleidoscópio, se não estou em erro! Vamos ver se chega para o novo ano lectivo!
Outra boa nova tem a ver com a sala multideficiência, que está para ser criada já para o inicio do ano! Espero que com ela venham novas aprendizagens, visto que em teoria, tem tudo para funcionar, vamos acreditar que vai funcionar! Quando souber mais sobre este assunto eu conto.
Já agora:
Princípios da escola inclusiva
A Declaração de Salamanca, da UNESCO (1994, p.21), consagra os princípios fundamentais das escolas inclusivas referindo que este «... consiste em todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem. Estas escolas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nível de educação para todos através de currículos adequados, de uma boa organização escolar, de estratégias pedagógicas, de utilização de recursos e de uma cooperação com as respectivas comunidades.»
A escola deve preparar-se para receber alunos como a minha ranheta, proporcionando um local seguro e com materiais adequados para a sua estimulação. E claro, educar os restantes meninos para a deficiência, assim, estamos a criar um pais melhor, pelo menos, com mentalidades mais abertas!
A Declaração de Salamanca, da UNESCO (1994, p.21), consagra os princípios fundamentais das escolas inclusivas referindo que este «... consiste em todos os alunos aprenderem juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças que apresentem. Estas escolas devem reconhecer e satisfazer as necessidades diversas dos alunos, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, de modo a garantir um bom nível de educação para todos através de currículos adequados, de uma boa organização escolar, de estratégias pedagógicas, de utilização de recursos e de uma cooperação com as respectivas comunidades.»
A escola deve preparar-se para receber alunos como a minha ranheta, proporcionando um local seguro e com materiais adequados para a sua estimulação. E claro, educar os restantes meninos para a deficiência, assim, estamos a criar um pais melhor, pelo menos, com mentalidades mais abertas!
Sinceramente eu não estou interessada em que ela aprenda os números ou o nome, eu estou numa fase em que se aprender a pegar numa chávena e beber autonomamente, reconhecer o açúcar do café... já era muito bom, claro que após isso vou querer muito mais...mas estes pequenos passos serão/seriam vitórias que ainda espero alcançar!!
Mais noticias:
As terapias na APPACDM têm corrido bem, passou um mês, mas parece que já conhecem a Margarida à mais tempo!
Na equitação temos andado ao ritmo dela e das noites e das crises... está lá tudo guardado na caixinha dela, no dia em que ela está bem nota-se o bem que tem feito.
Na TO, fico sempre admirada... a sessão decorre na sala snoezelen, frente ao espelho e sem qualquer outra estimulação, ou seja, está tudo desligado, ela e a TO falam pouco, mas compreendem-se bem, já viu a rapidez com que ela se cansa dos brinquedos... são 3 olhares! O primeiro serve para ver o que é; no segundo vai para ver as caracteristicas e se tiver algum som associado, no terceiro já viu tudo, a partir daí pode mudar. Tem sido assim consecutivamente e não vale a pena levar os mesmos brinquedos, porque após o reconhecimento o desinteresse é notório. A terapeuta diz que temos mesmo que ser imaginativos para lhe captar a atenção. Tem andado encantada com uns brinquedos, uns pildrecos que saem no mac donalds...
Quanto à terapia da fala... bem!!! já aprendi muita coisa e vi mais ainda! Afinal não é só dar de comer, treino da alimentação, há mais para ser feito!
Sabiam que o estado físico é visível na boca???
O lado direito da menina é muito mais rijo,( guardo os termos técnicos para elas, terapeutas), ou seja,ela usa o lado direito que é o que tem mais força para se apoiar e estabilizar, deixando o esquerdo livre para o restante, só que quando tentamos transferir carga para o esquerdo ela queixa-se, é-lhe difícil sair da zona de conforto, isto vê-se também na boca, os maxilares do lado direito são tensos, mal dá para lavar os dentes.Então uma massagem com um bucal dos de bébe, ajuda. O uso da palha serve para fortalecer o lábio, na margarida está tudo na língua!!!! Colocar a colher no lado direito e sem sair da boca levar logo ao esquerdo ou vice versa, de modo a que não permita a saída da língua parta fora...
Saiu mais um dente!!
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