sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Bom ano

Não sei onde o pé da ranheta bateu que as imagens desapareceram.... ainda estou a tentar resolver o problema.

Já me esquecia de como é bom falar de tudo, de todos e no entanto de nada de jeito! Ontem tive a visita de duas amigas de longa data, sim lonnnga e realmente foi mesmo agradável, ficamos montes de tempo sem nos vermos no entanto quando estamos todas juntas é como se o tempo não passasse, enfim muita cusquice, que bom!!

De qualquer maneira há sempre assuntos da minha Margarida que independentemente  quem seja e se estiver nalguma área que possa sempre esclarecer, melhor! foi o caso, sempre que estou com a M. pergunto sobre a génetica!!! , e finalmente acho que percebi o significado de proteína truncada!?

Pois bem, ser mutação significa que houve uma alteração no gene, e que se a conhecemos é porque esta se manifestou, porque pelos vistos todos somos portadores de imensas mutações só que nem todas estão activas,.. o ser proteína truncada significa que foi formado um codão stop e que interrompeu a continuação do gene, tem uma perna mais curtinha em todos os pares de cromossoma.
A proteína que deveria ser formada por esse gene, deixou de o ser. Eu pensava que era formada em quantidade mais pequena, mas não, não chega a ser formada, passou a ser uma outra proteína qualquer que em vez de levar a água à fonte traz peixe! É uma proteína diferente, com funções diferentes, sabem-se lá quais e com consequÊncias horríveis!!




12 badaladas, 12 passas e 12 desejos.

Todos pediremos o que nos for mais importante, cá para casa será saúde e que o ano novo comece como este está ameaçar acabar, nunca pior.

Um bom ano para todos com muita ranhetice saudável

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

desabafo

Quanto mais leio, mais burra fico. Cada vez que procuro uma informação tenho que ir procurar mais duas ou três para perceber a primeira....

O ser humano é inteligente demais. Construímos carros, barcos, submarinos,naves espaciais... vamos à lua, a Marte ... fecundação in vitro, descoberta do genoma humano,... e NO ENTANTO, tantas doenças com tantas CURAS por descobrir!!

Como é possível que nos dias de hoje ainda haja  sofrimento? Crianças hoje adultos de amanhã, corpos atrofiados,debilitados, comunicação desentendida ...  como é possivel?







segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

o natal em fotos

Num ápice foi como fugiu a semana...

começamos a semana a brincar com o arroz

serve para preparar a Margarida para uma actividade, após alguma estimulação sensorial fica muito mais apta para brincar.
com uma ajudinha tu és capaz!!




primeiro encontro natalício:
 
 











antes fomos tirar as fotos de natal

                                                                padrinhos em acção












agora preparar  a verdadeira ceia de natal:


não vale a pena amuar, todos temos que trabalhar, menina!!


sim, gostas de mim desde aqui até à lua!! eu também


vamos comer!! quero abrir os presentes!!





vamos!! já chegou o Menino Jesus!

Prendinhas...
um dinossauro, instrumentos musicais, roupa, histórias, plasticina, tostãozinho, animais da quinta e ZERO CRISES, DIA 24!


Realmente foi a melhor prenda, zero crises, estivemos o dia sempre à espera... esteve muito agitada todo o dia, muito eufórica. Associei sempre à mudança de casa, a outro ambiente, mas secalhar até estava a viver a época. Todos as crianças ficam eufóricas no Natal..... quem me dera perceber tudo!! Mas a verdade é que a idéia da causa consequência da crise é sempre primária, mas hoje, reflectindo o dia de Natal também poderei pensar que era o Natal em si. Quem é que não deseja que os filhos venham a correr para ver as prendas deixadas no sapatinho, a ansiedade de apanhar o pai natal em flagrante?! Claro que a ranheta não viria a correr, vinha aos saltos com a irmã, pois agora só está bem aos pinchos.






terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Feliz Natal

 
 O natal está a chegar, toca a fazer os pedidos ao Menino Jesus, colocar o sapato debaixo da chaminé e desejar tudo de bom a todos.


                                        




FELIZ NATAL

já tinhamos enfeitado a árvore mas
  NÃO ERA A MESMA COISA....





 até faz sede!!! bebe bebe, pareces um pinheirinho!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

o que é

Que corpo tão comprido!!! Tão difícil de equilibrar! Quanto mais alta fica mais lhe vai custar a equilibrar, a organizar... de mal o menos, a marcha dava uma ajuda, sobretudo para as minhas costas, mas a comunicação dava-lhe jeito para poder-se exprimir de forma a que todos possamos entender. Desde ontem que anda extremamente irritada,_  a causa comum seria o desmame de 5mg de corticoíde, mas no meio de tanta irritabilidade abriu mais a boquita, um arhhh mais profundo e eu vi a gengiva branca... dente a nascer!! É um tiro no escuro descobrir o que causa mau estar!

Passamos a vida a queixarmo-nos do que não temos e o que queríamos ter, mas se um dia chegassem e comunicassem que o nosso filho tem uma doença degenerativa e que a esperança de vida é tão curta o que faríamos? ??
Queixavamo-nos menos, o que interessa se o filho é deficiente, se é mau aluno, se é complicado, se é....... tudo o que não queríamos que fosse,...... passávamos a valorizar bem mais o que é importante, SAÚDE.
Assim, um beijinho muito especial para a mãe do nosso companheiro e amigo!


domingo, 12 de dezembro de 2010

Nails

Pois é!! As unhas da ranheta fazem um furor

verdes


multicolores

fora as vezes que são amarelas ou com pintinhas!!



Quinta feira dia de consultas, dentista e neurologia. Na dentista fiquei a tremer toda, mas nem abri o bico!! , quando a médica lhe coloca o gancho, na boca ... nos dentes!! ai!!! eu só pensa _ sem crise sem crise... e foi sem crise!!´À que continuar a lavar os dentes, muitas vezes! Apesar de não comer praticamente doces, tem  carie em um dente e dois a escurecer, a medicação ajuda neste aspecto! A gente lava. São dentes de leite não vale a pena sacrificar a garota!

Na neurologia também correu bem, a médica tem sempre vontade de fazer mais,  uma pena estas crises todas ( tamanha epiletiquice) mais uma vez vai levar o processo da menina às reuniões  com os epitelogistas...  uma pena esta menina ainda não pôde mostrar do que é capaz, pois o periodo de tempo de controlo eficaz nem  15 dias chegou, isto nos seus 4 anos...
É que dizer que não se encontra o medicamento certo, não se pode, pois ela já tomou tantos e várias vezes, a maioria (excepto a hidantina e ao inovelon) já vão em 3 vezes;
_ que não se encontra combinação , também não já tenho esquemas de chavetas;
_ corticóide , já foram 3 vezes_
_dieta cetogénica vamos para terceira vez.
Realmente está praticamente tudo! Acreditar que o avançar da idade ajuda, ACREDITO, que o AMADURECIMENTO do cérebro ajuda, também ACREDITO. ACREDITO EM TUDO!!

Continuamos com o esquema, tentando prolongar para depois da ceia de Natal a introdução da dieta, visto a ranheta gostar tento de comer.


actividades fim-de-semana:
                  com massa



                             





pinturas com a mana
e o pai a fazer que faz  a brincar com o ferro!





quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

escola

Estando num mês em que se fala bastante de deficiência, e sendo a ranheta deficiênte, a educadora da sala propôs-me falar sobre o assunto aos meninos. Ela é toda despachada e cheia de iniciativas o que me agrada bastante, há que reparar que com o avançar da idade é cada vez mais difícil a Margarida acompanhar as tarefas, assim, sempre é algo mais em que ela beneficia.
Propus uma história, improvisada, baseada num video de deficiência.
Fiz uma painel preto, de modo a funcionar como contraste para poder chamar a atenção, nem que por segundos da minha menina, e circulos de cores fortes e quadrados.

Assim, a história foi:

O quadrado mágico

Era uma vez um quadrado mágico onde todos gostariam de ir brincar; bonecas, gormitis, aviões, mickeys( respostas dos meninos, a Margarida cantar).
A porta para entrar nesse quadrado era redonda, o que significa que só redondinhos iam para lá brincar.
Um certo dia, apareceu um quadrado e também queria muito ir brincar. OH!! não cabia na porta. Que triste ficou! Os redondinhos insistiam para que ele tomasse outra forma, encolhesse, sei lá, qualquer coisa para que podesse entrar. Estava mesmo triste!!!
( Perguntei aos meninos o que deveriam fazer!) Houve um que respondeu muito bem, mudar a porta!
Claro!! se além da porta redonda houvesse também uma quadrada todos poderiam brincar juntos!!



Expliquei que há meninos diferentes como  a Margarida, que não fala, não anda___ prontamente me corrigiram: _ abre a boca ( faz vocalizações, e anda no carro) e na escolinha deles há mais meninos assim, que apesar de não brincar como eles também gostariam de brincar!precisam é de uma mãozinha!

Por cuatro esquinitas de nada

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

sem fralda

Sigo imensos blogs de garotas do estrangeiro, e o que todas elas tÊm a mais do que nós são condições de vida, material, tudo o que faz falta para que crianças deficientes sejam bem tratadas  e preservadas, de modo a não ficarem atrofiadas no seu próprio corpo, uma dor a menos. Penso que ali sim, a denominação crianças especiais faz todo o sentido, visto requererem cuidados especiais e terem direito a esses mesmos cuidados... sem lista de espera!! Realmente sou uma revoltada com o nosso país!


Nós pais temos que estar sempre atentos a todas as oportunidades que surjam, perder vergonha na cara e pedir.! Assim, no seminário da semana passada, apanhei uns estudantes da engenharia de reabilitação e pedi que me adaptassem uma mota que tinha da João, e eles lá me disseram que sim. Pois então, há que pedir... muiiito.Quem não chora não mama!

Fim de semana, finalmente a árvore de Natal.

Não há muitas novidades para contar, as crises mantêm-se diárias, 1 ou 2 conforme, mas com a vantagem de serem ao final do dia, excepto hoje, o que permite a ida à escola, e algumas terapias ontem na APC.



Nota-se uma diferença tão grande no olhar, disposição para a vida até ao momento das crises, incrível como abala assim, tanta trovoada numa cabecinha só! É só raios, nunca mais chega o arco-íris...

Leio imenso sobre o autismo, formas de captar a atenção, estimulação e  a alegria de quando um simples gesto é bem direcionado, um olhar dirigido, uma partilha! Hoje vi um pouco da técnica da educadora ip com a ranheta, estava a contar algo de um livro,_ uma construção de um porco espinho em autocolantes, enquanto a menina não olhava a educ. não avançava... dá-lhe o tempo que precisa e faz valer  a idéia do objectivo_ olhar se queres continuar!valorizando sempre o momento em que o olho vai de encontro com o livro.


Também há boas notícias, relativamente ao xixi, praticamente não usa fralda e mesmo no infantário parece-me que educadora da intervenção precoce já é capaz de reconhecer o pedir da Margarida! Até custa a acreditar não é verdade, pois a ranheta ao olho nu não seria capacitada de tal acto... o não andar, o não falar ( pelo menos da maneira normal, pois claro) leva a que a maioria das pessoas não associe desfraldar a deficiência!
Mas é verdade, muitos conseguem, há que dar hipótese!!! Além do mais, todos fazem uma regadinha no chão de vez em quando!

sábado, 4 de dezembro de 2010

dia internacional da deficiência

Ontem, 3 foi o dia do deficiente e como tal promovem-se acções de sensibilização. Aqui em Vila Real houve um seminário ao qual eu fui, apesar de ser daqueles dias em que pouco ou nada processo derivado ao sono, mas lá fui.receosa de fechar a pestana, habitualmente é muita teoria!!!


Falou-se do deficiente, das barreiras e de como estão nos objectivos da sociedade. Balelas! Politica! Concerteza que nunca se sentaram numa cadeira de rodas e foram para o centro da Vila tentar passear!!

O mais interessante e gratificante é saber que realmente existem pessoas que se preocupam em proporcionar soluções para os  handicaps dos D_eficientes.
Engenharia de reabilitação:_ nível da tecnologia consegue-se muita coisa, muita facilidade de usar comunicação tecnológica, tudo ao alcance de um clic, os switchs,...
_ gostei bastante da interpretação de um dos doutores relativamente à nossa sociedade, à homogeneidade/heterogeneidade, como nos preparam para sermos todos iguais. Os pais em rede também estiveram representados, mas , como disse a doutora , estavam lá muitos filhos... à que passar a palavra.
Inclusão. outro palavrão!! O incluir deveria ser automático...só incluimos o que já está excluido...


Um dia longo! Estas iniciativas deveriam se mais praticas, mais demonstrativas!
copiei este documento do blog : http//autismoembraga.blogspot.com  é muito interessante!!

Comunicar através da fixação do olhar no Síndrome de Rett




Uma tecnologia de comunicação através da detecção da fixação do olhar está a ser usada no Departamento de Neurologia do Hospital Infantil de Montefiore (CHAM), e é reveladora do mundo interior escondido de crianças que têm Síndrome de Rett, uma perturbação rara e grave do espectro do autismo, que afecta principalmente o sexo feminino. É uma doença neurológica em que a mobilidade e as funções autónomas são severamente comprometidas, em que convulsões e problemas ortopédicos são comuns e as crianças perdem o uso da mão funcional e a capacidade de falar.



"Essas meninas estão presas em seus próprios corpos", disse Aleksandra Djukic, médica, directora do Centro de Síndrome de Rett CHAM, que actualmente trata 120 meninas e é o centro da especialidade interestadual (3 estados)somente para esta doença genética. "Elas não podem comunicar com o mundo de maneira normal, como falar ou usando gestos. A tecnologia de «detecção da fixação do olhar» está-nos a ajudar a desbloquear as mentes das meninas. Sorriem para nós, bem como para os seus pais, e pela primeira vez temos a prova de suas actividades mentais. Mas isso também impõe uma obrigação enorme para defender adequadamente essas crianças. "



Uma paciente é Maisy, uma criança de cinco anos de Manhattan. Aos 20 meses, ela acusou positivo para um teste das muitas mutações do gene MECP2 que causam a síndrome de Rett. Logo depois, ela começou a se deteriorar no clássico e dilacerante padrão do Síndrome de Rett, com o aparecimento de convulsões e perda do uso da mão e da fala. Seus pais, ambos profissionais --- seu pai é um pesquisador e sua mãe uma advogada - tinham consultado o seu pediatra, pesquisado na inteternet sobre a doença, e percorreram metade do país para se reunir com especialistas, tentando encontrar orientações sobre o que fazer.



"Houve muita desinformação por aí, e nenhuma esperança. Estávamos enfrentando um futuro incerto", disse a mãe de Maisy, Heather. "Para se ter uma criança numa cadeira de rodas, eu posso fazer isso. Mas para ter uma criança que não se pode comunicar comigo é aterrorizante, especialmente se há algo de errado e eu não sei o que é. Embora eu sentisse que estava a comunicar com ela, não havia provas de que ela entendia o que eu estava dizendo. "



O olhar abre o mundo da Comunicação para Maisy



Heather teve seu primeiro sinal de prova quando ela veio para Montefiore e Dr. Djukic entrevistou a jovem paciente. Parte da avaliação envolveu o teste de fixação do olhar. Maisy estava sentado na frente do monitor de detecção da fixação do olhar, que controla os movimentos dos olhos usando cameras e reflecte uma luz infravermelha. Quando um jogo apareceu no monitor, ela imediatamente começou a focar o seu olhar (ela é incapaz de apontar a mão e dedos) nas ovelhas do jogo do desenho animado, que têm de saltar uma cerca mas somente se ela fixasse o seu olhar nelas. depois, quando solicitada, ela identificou os animais pelo nome, e "riu e sorriu enquanto ela finalmente teve a oportunidade de comunicar", disse Heather, a quem havia sido dito pelos professores de Maisy de que esta comunicar estava fora das capacidades da menina. Um teste mais complexo veio mais tarde, quando Maisy foi solicitado para identificar um retrato do desenho animado do Ursinho Pooh, entre 64 outros personagens de desenhos animados, fixando o seu olhar no monitor. O seu olhar fixou-se em Winnie, para entusiamo quer seu, quer de seus pais. Para o pai, Pedro, era um momento revelador da alegria, mostrando que o seu pensamento interior "não eram aleatórias, que ela entendeu uma questão complexa e respondeu."



“O teste à detecção da fixação do olhar mostra que há um processo cognitivo em curso. Ela é capaz de apontar para algo, para entender uma pergunta e assim comunicar ", disse a dra. Djukic." Você é um ser humano se for capaz de comunicar através da linguagem. Esta tecnologia abre o mundo da comunicação para essas meninas. "



A dra. Djukic está confiante de que embora a tecnologia do sistema de detecçao seja cara (o custo varia entre 8.000€ - 12.000€), caso se consega disponbilizá-la nas escolas e em casa, pode ser programado para aplicações práticas – desde aprender lições em sala de aula, para escolher entre aveia e molho de maçã no café da manhã com a família, até ao jogar como qualquer outra criança gosta de fazer.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

novo plano


Mais uma semana a tentar rotinar a rotina!

Assim segunda feira foi ao infantário, portou-se muito bem, apesar da sonolência persistir, mas não fez asneiras!! De tarde foi à educadora da apc   e até estava a correr bem, lutou contra o sono, isto é sempre a lutar contra alguma coisa!!! mas veio a crise, veio o grito  e o caldo entornou-se.

brinca lá!!


terça consulta_ novo plano!
estavamos a reduzir os corticóides que infelizmente este ano não resultaram. Com a descida de 30mg para 20 mg, passaram de 5 para 2 crises/dia. O sabril é pouquinho, 1 comprimido de 500mg/dia, mas controla-lhe os espasmos, sem ele esteve 10 minutos em salva.
Então até dia 9 vamos descer semanalmente o lepicortinolo e quase no fim introduzir a dieta cetogénica! Só me faz pena pelo Natal, mas ... se der resultado lá se adapta novamente a rabanada!! Já foi o bolo de aniversário...sempre pode as batatas com couve!!!

Ontem, quarta ( 15mg)  não foi um mau dia!!! Pelo menos não fez as crises até ao fim, ficou só pela parte tónica o que permitiu a rotina,....mais ou menos....! De manhã veio a educadora a casa, no infantário iam ao teatro e teatro ainda é muita confusão para ela.
De tarde, equitação ! Estava bastante irritada derivado à crise, mas foi trabalhada, a terapeuta não lhe deu hipótese e ainda bem.

A noção que eu tenho desta epilepsia catastrófica é que quanto mais a deixarmos quieta, mais crises ela faz! Claro que há alturas que não se pode fazer muito, mas pode-se e deve-se sempre fazer qualquer coisa:_ uma massagem, uma sensação vibratória, uma bola ou argola de picos... qualquer coisa mas alguma coisa!
A tarde já estava ganha! Ainda melhorou, apesar de tanta irritabilidade foi ao particular, nova luta contra a crise, cada vez mais  irritada mas sempre a tentar organizar-se, as crises de um lado e a ranheta do outro. Conseguiu fazer a sessão e tentar focar, o que é dificil demais quando temos uma crise à porta.
















Há sempre pequenos progressos, o pé já acenta muito bem no chão, o destrancar, o apoio das mãos, o olhar de lado, a iniciativa de lançar a mão para o brinquedo, isto tudo são aquisições!! Tão básicas e no entanto tão complicadas!


Por exemplo, o tentar levar a mão até ao brinquedo mexe com muitas percepções, o espaço, o tamanho do corpo, a distância a que se encontra, o controle do tronco, cabeça, pernas... isto é muito!




O s.o.s foi inevitável para a irritabilidade mas nem assim passou!
bjinho filha, esforças-te-te bem!
P.S: não há como chegar a casa com o jantarzinho feito pela João. A massa estava muito boa.
bjinho para ti também


só ricas filhas!!!

domingo, 21 de novembro de 2010

sonhei

Pela primeira vez sonhei com a Margarida a falar, e lembro-me perfeitamente de ela fazer os sons, no sonho e eu não dar relativa importância pois eram os comuns, mas por alguma razão escutei de maneira diferente e começaram a sair palavras, mal ditas, é verdade, mas com o desenrolar da repetição, repetia o que eu dizia, pois no sonho estava a ficar eufórica, então dizia muitas vezes!!!
De manhã conto à João e a primeira coisa que ela me responde:_ eu também!!!! Sonhamos a mesma coisa, estavamos em sintonia.

De qualquer maneira foi um sonho feliz, em que as palavras tiveram um valor inagualável tipo, jamais perder a esperança. Lembro-me de pensar, no sonho, que a ranhosa ainda é pequena.... faço cada filme!!

A menina continua bastgante criseira e morrinhenta mas... tenta-se fazer alguma coisa:


vá!!! qual das caixas queres?






         
                       esta?



já percebi!! mete a língua para dentro!
 
As caixas de estimulação sensorial funcionam muito bem com a Margarida, é das coisa que ela mais dá atenção! esta que ela escolheu é recente, tem fitas de natal, esfregão da loiça, bolas de som , uma bola de cão bastante pesada e pedaços de lã.



 vamos pôr um pouquinho, só um pouquinho a  pé?
outra caixa...


não sejas chata!! BOA!! olhas-te.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

consulta

As crises sucessivas levaram-nos à consulta novamente . Fez a viagem bastante ranheta mas aguentou-se sem fazer asneiras até chegarmos lá... até parece que espevitou, parou com o queixume e levantou a cabeça, arregalou os olhos,.... pôs-se fina!!!
Oh!!!! pois então, que engano! Foi só a senhora do lado gabar-lhe a beleza, mandou logo o grito da crise, pronto... há que manter a doutora actualizada!

Conclusão: piorou! A pequena dose do sabril fez-lhe falta, pois faz mais espasmos e toca a reduzir o lepicortinolo, ainda à a esperança que resulte, pelo menos no ano passado assim foi, vamos ver!!!

Realmente a minha ranheta é única!! Quando iniciou a crise apressei-me logo a levá-la para a sala e vieram os médicos, que ainda não tinham assistido a nenhuma relíquia, aflitos pelo s.o.s, que eu não administrei e expliquei que ainda era a primeira do dia e ainda só era manhã. Dei-lhe tempo de se recuperar durante a consulta e dei-lhe um iogurte para não ficar tanto tempo sem comer! Outra admiração, pois tinha mesmo que ser uma mãe a fazer um procedimento destes, pois, caso estivesse num hospital internada era inviável, estaria a soro e mais sei lá o quê,como eles mencionaram, pois não se  alimenta após uma crise tónico-clonica, mioclónica e com espasmos em salva!!! Mas a minha ranheta após recuperação, o leite ou a sopa funciona como s.o.s... após recuperação, não imediato, atenção.

Cada mãe conhece o seu filho melhor que ninguém, o que é bom para uns não é o ideal para outros.


Para a minha resulta bem o leite e a mana, são o melhor s.o.s. que pode existir.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

que engano

Ontem de manhã acordou bastante molengona mas lá fomos até ao infantário onde esteve bastante bem, conseguiu acompanhar as tarefas com os colegas sem estar sempre a tentar deitar-se. Era o dia da tolerância e as salas prepararam uns bonecos em que expunham o que os garotos entendiam por tolerância. Muito giro!!


De tarde estava aventurar sair com ela, mas foi impossível, foram tantas as crises... resultado, hoje nem à escola foi, veio a educadora cá a casa e lá correu a manhã, com ela muito paradinha, só deitada,
mortinha que a deixassem em paz.


Mas...... chegou a mana da escola e a rapariga rejubilou!!! Entre beijos daqui abraços dali

já se ouvia um piu!



Eu já estava a ficar mais contente, só tinha feito crise as 5 da manhã, o dia até estava a correr
bem, mole mas bem!



Infelizmente....

Tenho muito receio do futuro, não sou nada péssimista, mas acho que a vida tem sido cruel, a nossa família já teve dose que chegue, era desnecessário ser tudo no mesmo século, na mesma vida. Pensar que a minha Margarida vai ter esta epilepsia sempre, é muito triste, parece muito tempo!!! Por mais actividades que eu tente fazer com ela, nunca são plenas, tenho que medir sempre a intensidade da acção e o como fazer se ocorrer ali uma crise...eu sou sempre a primeira a pedir a todos que não tenham medo da crise, mas lá no fundinho eu tenho medo... mas mentalmente já tenho tudo tão esquematizado ... se a crise ocorrer na água, no período de alimentação,... até pulseirinha com guizos coloco de noite para ouvir o movimento... só preciso de saber qual o tipo de crise que ela está a fazer!!! Vive-se em função das crises!

De qualquer maneira continuo a acreditar que ainda é possível controlar estas crises, e se realmente existe a força do pensamento... eu até acredito na teoria dos sete!! sete anos de vida boa e sete de vida má, o pior é se a vida se lembra de juntar todos os maus, paciência... a seguir hão-de vir os bons!!!


Estou à espera!!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

odeio mesmo crises

Hoje tentamos recomeçar a rotina...ir à escola após semana e meia de gazeta!!! Infelizmente correu mal, nem passados dez minutos e arrancou logo! Fez o grito inicial da crise... estavamos junto de duas meninas que vêm muitas vezes para a sua beira... apressei-me a tirá-la dali quer por ela quer pelos outro pequenos...ainda são muito pequeninos para entender!!.. até nós quanto mais... após estabilizar fui para dentro pois senti que eles precisavam de ser acalmados... logo a NÔ perguntou:_ porquê a Margarida chorou?
respondi:_ doi-lhe a barriga!!
_ não chores MArgarida, já passou!


Está complicado, quado parece que até vai resultar o medicamento e pumba, voltamos ao mesmo!!! Detesto crises! Hoje foram uma mão cheia. Está arrasada...

sábado, 13 de novembro de 2010

vá lá

Após uma semanaaaaaa muito.... sem fazer nada


Espreguiça daqui......

espreguiça dali....



Váaa,já chega!!!
Oupa!!!!
se corajosa Pronto!!!!! já está....

Vamos fazer umas bolachas.... de marmelada.
a olho foi mais ou menos:
3 ovos inteiros
1/2 chavena de açúcar
2chavenas de farinha
200g manteiga derretida e marmelada partida aos cubos



Amassa-se tudo, não fica massa maleável,senão a Margarida não os consegue comer

colocamos uma ranheta a amassar, importantissímo... senão o resultado não é o mesmo
mexe lá direitinha!!!

estão bons???