Os efeitos colaterais são trementos...
atraso mental, deficiência motora,deficiência na linguagem e consequencialmente na comunicação e socialização... estigma social...qualidade de vida.
Com a epilepsia vem os medicamentos para seu controle, já vamos em mais de 20, fora as vezes que se repetem e as conjugações entre eles!!Com ele vÊm os efeitos secundários,_ fadiga, hiperactividade, euforia, náusea, mau estar, tremores, dores de estomago, dores de cabeça, enjoou, prisão de ventre, diarreia....mas tudo isto é preferivel a uma crise! Cada vez que esta surge é um minuto,1hora, 5 horas a menos de qualidade de vida...
A epilepsia é um caso muito sério! Pode-se magoar bastante com um ataque epiléptico, já não digo o partir de um dente, ou um olho pisado, ou galo. Uma queda no chão pode trazer graves consequências! Várias crises seguidas podem levar ao estado de mal epliléptico, podendo ter que se induzir ao coma para travar as crises.
Podem surgir lesões cerebrais após tantas crises...
Ninguém escolhe epilepsia. Não é opção é condição! Afecta o individua, afecta a familia, afecta o coração...
após uma série de crises, até mesmo a Margarida, não aguenta...
São dois passos para a frente e uma montanha para trás!
Assim, se me perguntam o que posso eu fazer a mais que qualquer outra pessoa eu só posso respoder:_ dou o meu coração, dou o meu abraço, dou tudo o que possa impedir mais uma crise.
Se me perguntam como aguento,só posso responder que uma mãe aguenta tudo... chega ao fundo do poço, mas dali não se passa... toca atrepar! A minha mãe ensinou-me a ser assim, podem vergar as pernas mas não caem!
Mas também existem maravilhas! Quando os dias são bons, aproveita-se tudo, o sol,a árvore, a chuva, o parque até os abanões da mana!!!
Aprende-se a dar valor ao que realmente importa!
Será que nunca vamos derrotar este monstro?!É tão injusto. Força Mãe, Força Margarida...
ResponderEliminarBeijinhos,
Paula
uau,pareces eu!
ResponderEliminartocou!!!!!!!!!!!!!!
É uma mãe maravilhosa esta!!! Assim é que se fala!! Desistir NUNCA!!! Os nossos meninos têm o melhor o nosso amor e a nossa dedicação, e só isso faz milagres!!! um forte abraço.
ResponderEliminarTenho uma aluna de 9 anos ( inicio 3 meses) com epilepsia, além de ter tomado vários madicamentos (atualmente keppra), fez em junho de 2010 o implante de um marcapasso para estimular o nervo vago e tentar reduzir as crises.
ResponderEliminarobs- Ela faz acompanhamento em Ribeirão Preto com a equipe do Dr. Sakamoto.
olá.Ainda bem que recolhe informações para ajudar a sua aluna. Nós somos de Portugal, obrigada por partilhar o caso. Ela está a adaptar-se bem ao estimulador, reduziram as crises? espero bem que sim... notou melhorias a nivel cognitivo?
ResponderEliminarobrigada mais uma vez